Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil (21.06) 264g
I da Pandemia, 500 mil mortos, MP da Eletrobras e Manifestação contra o governo
I da Pandemia m6a12
Integrantes da cúpula da I da Pandemia aram a defender que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entre no rol de investigados pela Comissão Parlamentar. A CNN apurou que a equipe jurídica que auxilia o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), após avaliar precedentes do STF, tem a convicção de que o único impedimento da comissão em relação ao presidente é a sua convocação para prestar esclarecimentos presencialmente. Em entrevista à imprensa, o senador Renan Calheiros afirmou que estuda incluir Bolsonaro na lista de investigados. “Aparecendo fatos óbvios, como tem aparecido, a I vai ter que responsabilizar. Diante de provas, não há como não responsabilizar. Seria um não cumprimento do nosso papel”, disse.
Agenda da I
Após uma semana marcada por abandonos e até suspensão de sessão, a desmoralizada I da Pandemia inicia na terça (22.06) sua oitava semana de trabalhos. Estão previstos os depoimentos do ex-ministro da Cidadania e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), do sócio da Precisa Medicamentos Francisco Emerson Maximiano, do assessor internacional da Presidência da República Filipe Martins, do epidemiologista, pesquisador e professor da Universidade Federal de Pelotas Pedro Hallal, e da diretora-executiva da Anistia Internacional e representante do Movimento Alerta Jurema Werneck.
500 mil vítimas da Covid-19 no Brasil 506f1
O Brasil atingiu a marca de 501.825 mortes e 17.927.928 casos de Covid-19. Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, nas últimas 24 horas foram registradas 1.025 mortes e 44.178 novos casos da doença. A média móvel de mortes ficou em 2.061 neste domingo, o número corresponde ao balanço de mortes registradas nos últimos sete dias. O índice vem apresentando alta no mês de junho. No sábado (19.06), o Brasil alcançou a marca de 500 mil mortos pela Covid-19.
Rendimentos efetivos dos trabalhadores registraram queda 5ky2s
Segundo estudo divulgado na quarta-feira (16.06) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os rendimentos efetivos dos trabalhadores registraram queda de 2,2% no primeiro trimestre de 2021, na comparação com igual período do ano ado. O motivo foi por conta do impacto da pandemia de Covid-19.
Segundo a pesquisa, apenas as mulheres e trabalhadores com mais de 60 anos não apresentaram uma queda da renda efetiva, tendo um crescimento de 1,33% e 7,06%, respectivamente. A análise revela que o impacto da segunda onda da pandemia nos rendimentos foi concentrado nos trabalhadores privados com carteira assinada, enquanto aqueles que trabalham por conta própria mostraram um crescimento de 3,9% da renda efetiva.
Nas regiões brasileiras, o Nordeste teve maior impacto nos rendimentos, apresentando um recuo de 7,05%. Já o Centro-Oeste teve o menor efeito na renda, com queda de 0,84%. Na avaliação por faixa etária, a mais atingida pela segunda onda foi a dos adultos entre 25 e 39 anos, com queda de 7,73% dos rendimentos.
MP da Eletrobras 555l48
A Câmara dos Deputados vota a Medida Provisória (MP) que viabiliza a capitalização da Eletrobras. Na semana ada, a matéria teve uma vitória apertada no Senado, com apenas um voto a mais do que era necessário e, como sofreu mudanças, precisa voltar a ser analisada pelos deputados até terça (22.06), data limite para que não perca a validade. Na quinta-feira ada, o presidente da Casa, Arthur Lira, afirmou que iria convocar uma sessão extraordinária hoje, a partir das 15h, para a votar a MP.
Manifestação contra o governo 73p4y
Manifestações contra o governo de Jair Bolsonaro ocorreram no sábado (19.06) em 25 capitais pelo Brasil e no Distrito Federal. Florianópolis foi a única capital sem ato. A manifestação na capital de Santa Catarina foi adiada devido à forte chuva. Os manifestantes pediram mais vacinas contra o coronavírus, a volta do auxílio emergencial no valor de R$ 600, mudanças na política ambiental e o impeachment do presidente.
Flash News Brasil 4s1z1r
I da Pandemia remarca depoimento de Carlos Wizard para o dia 30. Defesa de Carlos Wizard diz que empresário vai à I
Brasil recebe 842,4 mil doses da Pfizer via consórcio Covax Facility
Ministro da Saúde diz que 1,5 milhão de doses da Janssen chegam na terça (22.06). Queiroga prevê vacinar com 1ª dose todos os adultos até setembro
Bolsonaro defende voto impresso e critica investigação da facada
Brasil vive a maior crise hídrica dos últimos 90 anos e a previsão é de reservatórios em níveis baixos até o final do ano. Diante desse cenário, o Governo Federal lançou uma campanha sobre consumo consciente com dicas para economia de água e energia
Receita libera consulta a restituição do Imposto de Renda
Novo auxílio emergencial injeta R$ 5 bilhões na economia por pagamento digital
Focus: mercado financeiro eleva expansão do PIB de 4,85% para 5%
PIS/Pasep – Pagamento do abono salarial ano-base 2019 se encerra em 30 de junho
Futebol – confira a classificação e os resultados da 5ª rodada do Brasileirão da Série A 2021
Futebol – confira a classificação e resultados da 5ª rodada do Brasileirão da Série B 2021
Acompanhamento – Enfermeiros confirmam negligência médica na morte de Maradona
54,4% é a parcela de pacientes internados para tratar a Covid-19 com menos de 60 anos no Brasil. Os dados são do Ministério da Saúde.
Em entrevista à CNN no domingo (20.06), o senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da I da Pandemia, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deveria dar o exemplo e se vacinar contra a Covid-19.
“O presidente tinha que se vacinar e dar exemplo como chefe da nação”
Em entrevista à CNN, o presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, disse que participou de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro e com a presença de seis ministros, na semana ada, na qual levou uma revisão das previsões de crescimento para o setor neste ano, com base em resultados dos cinco primeiros meses.
Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : publicação com informações selecionadas da CNN Brasil, Brasil 61 e assessorias de imprensa por Fábio Juchen / editor dos sites da Sortimentos Comunicação e Participações.