Sortimento Rio Grande do Sul : giro de notícias 6 de setembro de 2024: w16y
- Serviço Geológico do Brasil (SGB) avança com a modernização dos Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Grande do Sul
- Dívida Ativa: motoristas do RS que não pagaram IPVA podem ser negativados
- Navio-sonda Norbe VIII chega ao RS para manutenção programada em dique seco no Estaleiro Rio Grande
Modernização dos Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Grande do Sul 2d1160
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) avança com a modernização dos Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Grande do Sul para fortalecer o monitoramento dos rios e contribuir para a prevenção de desastres. Essas ações, que começaram após as enchentes de maio, foram apresentadas na quinta-feira (05/09), no 2º Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente. Na ocasião, o superintendente Regional de Porto Alegre, Franco Buffon, falou sobre a importância do trabalho.
“Nossos pontos de monitoramento foram destruídos e estamos reconstruindo de uma forma nova, com novas tecnologias e mais robustez. Aqui, na região de Lajeado, na estação de Estrela e na Barra do Fão, colocamos dois sensores para que, caso um pare, a gente ainda tenha como gerar informação e apoiar as instituições que tanto precisam dos dados para agir em prol da população”, explicou Buffon.
Os sistemas am a contar também com transmissão dos dados via satélite a cada 15 minutos. Essa redução no intervalo de tempo de transmissão permite a disseminação de informações de forma mais rápida. Além disso, os pontos de coleta de dados (PCD) ganharam estruturas mais altas, de 12 m, o que permite manter os equipamentos em níveis acima dos observados durante o evento histórico registrado no estado gaúcho, neste ano.
Durante o seminário, Franco Buffon reforçou ser importante conhecer para prevenir: “Com a operação do Sistema de Alerta Hidrológico, a gente tem condições de conhecer o rio e estimar o que vai acontecer. Precisamos conhecer a história desse rio para formar séries históricas de monitoramento que vão nos permitir análises mais precisas, que indicam as respostas hidrológicas em determinados eventos de chuva”. O trabalho realizado pelo SGB é fundamental para reduzir a vulnerabilidade de comunidades e apoiar as ações que contribuam para a segurança da população.
O objetivo do evento é discutir ações e planos de prevenção, proteção e busca de recursos para mitigar os prejuízos e desastres futuros. A primeira edição ocorreu após as inundações que afetaram o Vale do Taquari em 2023. Na programação, há paineis temáticos divididos nos eixos de prevenção, enfrentamento e reconstrução. O pesquisador Franco Buffon participou do com tema: Eventos Climáticos Extremos – Como Agir Durante os Fenômenos para Salvar as Pessoas e Amparar Quem Precisa de Apoio?
Dívida Ativa: motoristas do RS que não pagaram IPVA podem ser negativados 4q3k6z
A partir de 7 de setembro, a Receita Estadual do Rio Grande do Sul ará a incluir os motoristas que não pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de2024 no sistema de negativação. A regularização é essencial para evitar a inscrição em Dívida Ativa da Fazenda Pública (DAT).
A data limite para o pagamento do IPVA no estado gaúcho foi 31 de maio e, deste então, os contribuintes que não quitaram o débito figuram na lista de inadimplentes. Agora, com a iminência do DAT, o ideal é regularizar a situação para evitar ainda mais transtornos.
Com a inclusão na lista de devedores do Estado, os motoristas ficam impedidos de emitir certidão negativa de débitos tributários e ficam sujeitos a outras penalidades istrativas. Os donos de veículos também podem ser inscritos no Cadastro Informativo das Pendências perante Órgãos e Entidades da istração Estadual (CADIN/RS) e nos Serviços de Proteção ao Crédito (Serasa, Boa Vista, SPC, entre outros).
Vale ressaltar que os proprietários em situação irregular também podem ser obrigados a arcar com custos de multa, serviços de guincho e depósito do Detran, caso sejam flagrados em circulação irregular e tenham seus veículos apreendidos.
Como consultar e regularizar a situação?
Condutores de todo o país podem ter os nomes cadastrados na Dívida Ativa, e não serem notificados de quando ou porque isso aconteceu. O motivo, geralmente, está relacionado à falta de informação de prazos e razões para a inscrição. Tratando-se de um imposto estadual, a melhor forma de fazer a consulta de Dívida Ativa IPVA é por meio do portal da Procuradoria Geral do estado ou ainda da Secretaria da Fazenda.
Navio-sonda Norbe VIII chega ao RS para manutenção programada em dique seco no Estaleiro Rio Grande 10b43
O navio-sonda Norbe VIII da Foresea, empresa no segmento de perfuração offshore, chegou ao Rio Grande do Sul na tarde de quinta-feira (05/09), para uma parada de manutenção programada em dique seco, no Estaleiro Rio Grande, da Ecovix. Esta será a segunda vez na história da indústria offshore brasileira que uma embarcação desse porte será totalmente retirada da água para ar por serviços de limpeza, reparo e revisão geral.
A previsão é de que a Norbe VIII fique pelo menos 20 dias no dique seco e depois retorne para o Rio de Janeiro para concluir sua manutenção, de onde partiu no último dia 22 de agosto. A primeira e mais extensa operação desse porte, realizada de forma pioneira no país, ocorreu entre junho e agosto de 2023, quando o navio-sonda ODN I, também da Foresea, permaneceu 66 dias em docagem fora da água.
“A parada programada de um navio desse porte em dique seco é uma operação complexa e desafiadora, mas, em alguns casos, necessária para que possamos seguir atendendo aos mais altos padrões de segurança e eficiência do mercado. Realizamos a primeira manutenção de uma sonda dessa classe (elevada arqueação) no Brasil, temos a expertise e muito orgulho do nosso pioneirismo nesse tipo de manutenção no país”, comenta o COO da Foresea, Heitor Gioppo.
A Norbe VIII pode operar em lâmina d’água de até 3.048 metros e foi a primeira sonda de perfuração de águas ultra profundas a oferecer no Brasil a solução de perfuração em lâmina abaixo de 500m com posicionamento dinâmico, sem uso de ancoragem.
“A docagem da Norbe VIII foi a operação naval mais desafiadora que já realizamos, em função da restrição de manobra imposta por uma outra embarcação que se encontra no dique. Essa docagem demonstra a possibilidade de utilizar a infraestrutura do estaleiro para escopos diversos, simultaneamente e com segurança”, destaca Ricardo Ávila, diretor operacional da Ecovix, proprietária do Estaleiro.